Dr. Philippe Monnier e o Grupo Aeroped realizaram 5 cirurgias no Rio de Janeiro
O grupo Aeroped trouxe o Dr. Philippe Monnier para o Rio de Janeiro, entre os dias 17 e 20 de agosto.
Foram realizadas 05 cirurgias de via aérea pediátrica, de alta complexidade.
Diversas doenças laringotraqueais podem indicar uma traqueostomia em bebês e crianças, para que estas consigam respirar sem risco de vida.
A traqueostomia na infância deve idealmente ser realizada após uma avaliação da via aérea, realizada de forma detalhada por profissional habilitado, onde é avaliada a presença de doenças que causem dificuldade de respirar.
Veja também: Criança com Traqueostomia
Dentre elas, podemos citar algumas presentes nos 5 casos selecionados, como a estenose subglótica congênita (3 principal causa de estridor na infância), estenose laringotraqueal adquirida, estenose subglótica adquirida sobreposta a estenose congênita, paralisia bilateral de pregas vocais (2 principal causa de estridor na infância), estenose glótica (pregas vocais).
As Cirurgias
Diversos fatores são avaliados para indicar o melhor tipo de cirurgia para reconstruir a via aérea (por onde passa o ar que respiramos) e retirada de traqueostomia.
Fatores como grau de estenose (obstrução), associação com outras doenças, acometimento glótico, localização da traqueostomia irão definir o tipo de reconstrução.
A cirurgia pode ser por expansão, quando é colocado um enxerto retirado da costela, o nome dessa cirurgia é RLT (reconstrução laringotraqueal). Esse enxerto pode ser colocado posterior, anterior ou antero posterior. E pode ser por ressecção, quando a área de estenose é removida, o nome dessa cirurgia é ressecção cricotraqueal parcial (RCTP) traduzida da sigla em inglês, PCTR. Essa cirurgia pode ser realizada em tempo único, onde é removida a traqueostomia, ou em 2 tempos, onde a traqueostomia é mantida e removida num segundo momento.
Foram reavaliadas endoscopicamente de forma minuciosa pela equipe e o dr. Philippe Monnier, e a partir dessa avaliação, foram realizadas:
✅ 1 Ressecção Cricotraqueal (DS-PCTR);
✅ 1 Ressecção Cricotraqueal (DS-PCTR) com reconstrução glótica;
✅ 1 Ressecção Cricotraqueal (DS-PCTR) associada a fechamento de fístula traqueoesofágica e rebaixamento de traqueostomia;
✅ 1 lateralização de prega vocal;
✅ 1 reconstrução laringotraqueal com enxerto posterior.
0 comentários