A ressecção cricotraqueal parcial (RCTP) vem se tornando ao longo dos últimos anos uma ótima alternativa cirúrgica para tratamento das estenoses subglóticas graves (grau III e IV).
A Cirurgia
Pode ser realizada em tempo único, sem necessidade de traqueostomia, em crianças sem comorbidades. Nas crianças com doença de base, optamos pela cirurgia em dois tempos, ou seja, uma traqueostomia é realizada no final da cirurgia e removida algumas semanas depois.
A cirurgia tem como vantagens a remoção da zona “doente” da via aérea, com anastomose entre dois segmentos saudáveis, além de ter um resultado de voz muito bom quando comparado a técnica da reconstrução laringotraqueal com enxerto de costela.
O mais importante é que o quadro da criança seja estudado pela equipe de via aérea e que a criança seja submetida a um exame endoscópico completo das vias aéreas.
Veja também: Traqueoplastia – Tratamento cirúrgico
Outras Informações
Nosso grupo está à disposição para qualquer esclarecimento sobre a ressecção cricotraqueal parcial. Entre em contato por Whatsapp (21) 2612-2288, email contato@aeroped.com.br ou em nossos telefones na área de contato.
Como funciona o agendamento de consulta no Aeroped?
Após a indicação da avaliação ou procedimento da via aérea por parte da equipe que assiste a criança, o responsável deverá agendar uma consulta em ambulatório com a equipe médica do Aeroped.
Nessa consulta avaliamos o paciente para entender melhor o quadro clínico e dar esclarecimentos sobre os procedimentos.
A consulta poderá ser agendada através dos telefones presentes no site, na Clínica Pires de Mello, no nosso consultório no Leblon, ou no ambulatório do Complexo Hospitalar de Niterói.
Depois do atendimento ambulatorial, nosso grupo solicita o procedimento junto aos hospitais de acordo com a seguradora de saúde.
Caso sejam necessários procedimentos futuros, nós programamos junto aos pais como serão os próximos agendamentos.
0 comentários