O que é a Síndrome do Bebê Chiador?
O sibilo ou chiado é um sinal respiratório que pode resultar de diversas doenças, pulmonares ou não. A síndrome do bebê chiador, também conhecido como lactente sibilante, é caracterizada por episódios recorrentes de chiado no peito, tosse ou falta de ar, em geral provocados por uma hiperreatividade das vias aéreas a determinados estímulos, como por exemplo, quadros virais, poeira, fumaça, poluição e refluxo.
Sibilos são muito comuns em lactentes, principalmente devido a particularidades morfológicas e funcionais do trato respiratório e à alta frequência de infecções virais. Algumas dessas características que levam a uma maior predisposição para o aparecimento dos sibilos são o menor tamanho e rigidez das vias aéreas. Estima-se que 40% das crianças apresentem episódio de sibilância no primeiro ano de vida e que cerca de 20% dessas continuarão como bebês chiadores.
Tratamento
Algumas medicações podem ser utilizadas para o controle dos sintomas, tais como os broncodilatadores, corticoide inalatório e antagonistas de leucotrienos, além do controle de possíveis agentes causadores no ambiente em que a criança vive e diminuição da exposição aos agentes que desencadeiam as exacerbações.
Crianças que apresentem quadros recorrentes de sibilância (chiado) que não tenham boa resposta às medicações apesar de fazerem o tratamento prescrito de forma adequada, ou aquelas que apresentam quadro clínico que não é compatível com os exames radiológicos (ex: radiografia de tórax, tomografia) podem necessitar de avaliação das vias aéreas através de broncoscopia.
A avaliação endoscópica através da broncoscopia auxilia na investigação de outras possíveis causas, como alterações anatômicas congênitas, dentre as quais podemos citar alterações na laringe, fístula traqueoesofágica, broncomalácia, e até mesmo a presença de corpo estranho na via aérea.
Veja também: Broncoscopia Pediátrica
Outras Informações
Nosso grupo realiza este tratamento e está à disposição para qualquer esclarecimento sobre a Síndrome do Bebê Chiador.
Entre em contato por Whatsapp (21) 2612-2288, email contato@aeroped.com.br ou em nossos telefones na área de contato.
Como funciona o agendamento de consulta no Aeroped?
Após a indicação da avaliação ou procedimento da via aérea por parte da equipe que assiste a criança, o responsável deverá agendar uma consulta em ambulatório com a equipe médica do Aeroped.
Nessa consulta avaliamos o paciente para entender melhor o quadro clínico e dar esclarecimentos sobre os procedimentos a serem realizados.
A consulta poderá ser agendada através dos telefones presentes no site, na Clínica Pires de Mello, no nosso consultório no Leblon, ou no ambulatório do Complexo Hospitalar de Niterói.
Depois do atendimento ambulatorial, a Aeroped solicita o procedimento junto aos hospitais de acordo com a cobertura da seguradora de saúde.
Caso sejam necessários procedimentos futuros, nós programamos junto aos pais como serão os próximos agendamentos.
0 comentários